Psicólogo / Psicanalista Clínico ABMP Nº 04909-09
SOBRE O PSICANALISTA
apresentação
ATENDIMENTO
faça o seu agendamento
CONTATO
fale conosco
CASAR OU MORAR JUNTO?
O que realmente prende um casal?

?

 

 

 

RESPOSTA: Minha querida, você sabe que somos todos criados e amados dentro do seio materno dos nossos pais e aprendemos com eles os valores sociais que em muitos casos levaremos ao longo da nossa vida.

 

Uma boa porção deste amor familiar nos é ensinado através da nossa manifestação da fé e de nossa espiritualidade. Você está dizendo que sua família é muito religiosa, a pergunta em minha mente é sobre a sua espiritualidade.

 

Cada pessoa em algum momento da vida terá que tomar as rédeas da mesma e direcioná-la por onde quer andar. Bem sua família é religiosa e você o que é?

 

Acredito que no meio da sua fala há muito mais coisas envolvidas que pressionam sua escolha e decisão. Fica claro que você e seu namorado já mantêm relações sexuais a um bom tempo e que a sua família já sabe, e de certa forma espera o dia da notícia.

 

O que gostaria de deixar claro pra você, e que é independente de morar com ele ou casar, o que irá prendê-los juntos será o sentimento que um sente pelo outro. Aliás, seria esse sentimento o fundamental em toda a vida de um casal, quando outras coisas interferem neste sentimento e o casal não percebe a ação das mesmas, fica quase impossível continuar juntos.

 

Na questão religiosa, muitos precisam entender que casar ou morar juntos também é uma forma de amadurecer em relação a sua espiritualidade e na vida a dois.

 

Sobre diminuir as chances de casar, eu diria que a necessidade de ter um casamento formal não é de sua família e sim sua prioridade, talvez o seu sonho de casamento seja tão inalcançável financeiramente que ele tenha lhe proposto isso.

Se for isso que você quer, você precisa mudar de opinião sobre vários aspectos do que será a cerimônia e a recepção, diminuindo os valores consideravelmente para ele entender que não é impossível fazer essa cerimônia e os dois entrarem em um cotidiano juntos e felizes. Pense e tome a sua decisão. Um abraço

 

PSICANALISTA RONALDO DE MATTOS

 

em 13/01/2014

Voltar

Principal / Pense comigo / Contato / Agenda online
www.ronaldodemattos.com - Todos os direitos reservados 2009 - 2013