Psicólogo / Psicanalista Clínico ABMP Nº 04909-09
SOBRE O PSICANALISTA
apresentação
ATENDIMENTO
faça o seu agendamento
CONTATO
fale conosco
O QUE FREUD LIA?
Relação da psicanálise com a literatura

Em "Freud com os Escritores", Edmundo Gómez Mango e J.-B. Pontalis examinam a relação do pai da psicanálise com grandes autores, como ?Shakespeare, Goethe, Schiller, Dostoiévski, Thomas Mann e Stefan Zweig.

 

Os ensaios de Pontalis e Mango apresentam a influência da literatura nos conceitos psicanalíticos e no pensamento freudiano.

 

Publicado no Brasil pela Três Estrelas e com tradução de André Telles, o título tem lançamento previsto para 3 de fevereiro e está em pré-venda na Livraria da Folha.

 

Nascido em 1856, na região da Morávia, Freud estudou medicina na Universidade de Viena e se demonstrava especialmente intrigado com a neurofisiologia. Já graduado, trabalhou no hospital da mesma cidade, quando conheceu Jean-Martin Charcot (1825-93) e o uso da hipnose.

 

Anos mais tarde, em 1895, publica "Estudo sobre Histeria" em parceria com o médico Joseph Breuer. "A Interpretação dos Sonhos", considerada sua obra mais importante, chega quatro anos depois.

 

O estudo apresentou ao mundo uma instância da mente que era, até então, ignorada: o inconsciente. O pressuposto foi o estopim de uma revolução teórica que permeou o debate sobre o comportamento humano no século 20.

 

Com o avanço do nazismo na Europa, em 1936, seus livros foram queimados. Em 1938, com câncer, Freud rumou para a Inglaterra. Morreu no ano seguinte. Quando jovem, ele queria ser filósofo.

 

Livro: FREUD COM OS ESCRITORES

AUTOR Edmundo Gómez Mango, J.-B. Pontalis

EDITORA Três Estrelas

 

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/01/1401782-freud-com-os-escritores-explora-relacao-da-psicanalise-com-a-literatura.shtml

em 03/02/2014

Voltar

Principal / Pense comigo / Contato / Agenda online
www.ronaldodemattos.com - Todos os direitos reservados 2009 - 2013