Psicólogo / Psicanalista Clínico ABMP Nº 04909-09
SOBRE O PSICANALISTA
apresentação
ATENDIMENTO
faça o seu agendamento
CONTATO
fale conosco
Qual é o primeiro sentimento que aprendemos a lidar?
A angustia é o primeiro sentimento que aprendemos dês que saímos de um lugar mais protegido e amado que é o ventre materno, a partir desse sentimento aprendemos a conviver com frustrações diariamente.

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” (Albert Einstein)

 

Do fracasso nem Einstein escapou 

Einstein era brilhante, simples, humanista, mas acima de tudo cientista.

Ninguém questiona a vida de sucesso de Einstein, mas nem tudo foi flores na vida de um dos maiores gênios da história.

Einstein, logo após formado, ficou por dois anos tentando um cargo de professor. Praticamente expulso do próprio país, devido ao governo nazista suas obras foram queimadas pelo governo.

O ministro da propaganda germânico da época declarou que o cientista era inimigo público do povo alemão. Louvado mundo afora, massacrado em sua própria terra natal, seu nome chegou a estar em uma lista de assassinatos. O valor da sua cabeça? Cinco mil dólares.

Segundo o próprio Einstein seu maior erro na vida foi a recomendação da construção da bomba atômica ao presidente Roosevelt justificada pelo fato da Alemanha já estar trabalhando em tal projeto.

A vida de Einstein não foi nada fácil! Dilemas, desafios e exposição pública em excesso por vezes o tornaram uma celebridade, o que muitas vezes o incomodava, afinal amava ser cientista.

O que Einstein tem a ver com a sua vida? Tudo.

Não existe sucesso sem fracasso, não existem lutas sem obstáculos, vitória sem dias de desânimo.

Na sua vida não será diferente. O fracasso faz parte da sua vida e por ele elaboramos as dificuldades e percebemos as oportunidade que construirão o conhecimento individual. Capacidade de superar momentos difíceis será permanentemente testada, não por questões "espirituais" mas, pelo simples fato que somos constituidos pelo sim e pelo não.

Ousar, inovar, almejar a excelência é um caminho tão bom quanto, aprender a lidar com os nossos limites. Não há receita pronta sobre felicidade e uma vida "perfeita" o que há na vida de cada um de nós é o processo natural de desenvolvimento (fisico) e o amadurecimento (Psiquico), tanto um como o outro são significantes para a formação do sujeito.

Sucesso se conquista com muito suor, trabalho árduo e uma enorme capacidade de acreditar em si e nos seus talentos. A forma como você encara os seus momentos de fracasso  é o que determinará o seu crescimento pessoal para o futuro. Um erro só pode ser considerado um erro, quando resistimos ao aprendizado.

Voltando a Einstein vale a pena comentar que em 1999, exatos cem cientistas de grande nome mundial o elegeram “o mais memorável físico de todos os tempos.”

Nada mau para quem ficou por dois anos procurando o primeiro emprego.

Mas a lição de que mais gosto do mestre é essa: “quem nunca cometeu um erro, nunca tentou algo novo”.

A busca de um saber se constrói com a própria vida, não acredite no seu desânimo ele não é o melhor conselheiro, não acredite em uma fala de baixa auto estima que se instala dentro de nós, não acredite em opiniões de desencorajamento de pessoas que não podem sentir ou pensar exatamente com você está.  Faça diferente, levante a cabeça, aprenda com seus erros e angustias, assim como aprendemos com o sorriso e a felicidade, não tenha medo de ser feliz e muito menos dos fracassos que a vida pode lhe proporcionar.

Afinal a vida é muito curta para deixarmos de aprender a viver com toda a intensidade e totalidade de nossa vida, pense, tudo é para a construção de um sujeito, onde quando percebermos que fomos amadurecidos teremos pouco tempo para passar o conhecimento.

Ronaldo de Mattos- Psicanalista Clínico

 

em 18/02/2014

Voltar

Principal / Pense comigo / Contato / Agenda online
www.ronaldodemattos.com - Todos os direitos reservados 2009 - 2013