Psicólogo / Psicanalista Clínico ABMP Nº 04909-09
SOBRE O PSICANALISTA
apresentação
ATENDIMENTO
faça o seu agendamento
CONTATO
fale conosco
PRECISO MUITO DE PLANEJAMENTO
Receio que as coisas saiam do controle

?

 

 

RESPOSTA: Linda, planejar é muito bom e até uma forma de ter o controle das contas e das emoções em ordem e com segurança. Também se torna muito prático o controle maior do ambiente de trabalho e atividades futuras.

Mas quando você termina sua pergunta com a frase: “Tenho medo que as coisas dêem errado e eu tenha prejuízo”. Fico incomodado e me faz refletir sobre quem é e o que está imposto sobre essa pessoa.

A vida por mais que tenhamos planejamento ela escapa entre nossos dedos, e sendo assim, você se limita e até se sacrífica vivendo uma renúncia por insegurança ou medo do que pode vir a ser.

O que você me faz pensar é sobre a infância e os tramites que foram a sua criação, ou mesmo algo que se tornou imprevisto e que marcou a sua história na forma de insegurança quanto ao controle.

Como forma de reflexão e uma autoanálise sobre sua história e o futuro, a terapia psicanalítica vem na forma de abraça-la nesta atividade de perscrutar os meandros nascedouros do seu “planejamento e insegurança”.

Qualquer hábito, modo, meio ou mesmo prática que se torna uma via de regra a qual tenho que executa-la por sentir que sem a mesma eu não tenho “paz ou segurança” é algo de uma boa reflexão.

O sujeito é em sua natureza um pesquisador, um ser livre no sentido de algo que será construído e vivido por ele. Seu desenvolvimento, cercado por seus familiares e acima de tudo por sua interação com o meio o faz viver limites e perceber possibilidades.

Assim acredito que a terapia psicanalítica vai trazer a você sua liberdade de refletir livre e experimentar seus sentimentos e receios para que você possa resignificar valores.

Um abraço.                                          

 

PSICANALISTA RONALDO DE MATTOS

 

em 18/03/2014

Voltar

Principal / Pense comigo / Contato / Agenda online
www.ronaldodemattos.com - Todos os direitos reservados 2009 - 2013