Psicólogo / Psicanalista Clínico ABMP Nº 04909-09
SOBRE O PSICANALISTA
apresentação
ATENDIMENTO
faça o seu agendamento
CONTATO
fale conosco
O que é Psicanálise
O psicanalista é o profissional que tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e a habilidade em lidar...

O que é Psicanálise?

A psicanálise é um método de investigar a mente inconsciente e tem  o seu foco particular no entendimento do mundo interior de uma pessoa com base nos seus conflitos e fantasias. Explora a compreensão dos vínculos entre o passado e presente no aqui e agora da sessão terapêutica. Visa a mudança profunda e duradora da personalidade de uma pessoa bem como da qualidade das sua relações interpessoais.

O que é um tratamento psicanalítico?

Um tratamento psicanalítico é uma técnica terapêutica inspirada  nas teorias psicanalíticas de Freud. É baseada no  princípio de que experiências dolorosas e difíceis do passado podem afetar o modo como nos comportamos e nos relacionamos no presente.  Trata-se de um trabalho gradual no qual o paciente é convidado a explorar com o terapeuta,  num  ambiente seguro e confidencial, uma série de sentimentos e pensamentos de forma  a  compreender as causas do seu sofrimento mental.

Além dos fatores genéticos e orgânicos que influenciam a nossa personalidade, existem experiências cruciais que desempenham um papel fundamental na nossa vida. Os sintomas e queixas de angústia, depressão, medos ou insatisfações com a vida pessoal e profissional têm frequentemente origem em padrões de relacionamento disfuncionais que se instalaram ao longo da nossa existência. A psicanálise preocupa-se, pois, com a verdade subjacente ao fracasso das pessoas no que se refere ao seu desenvolvimento psicológico.

Como é que um tratamento psicanalítico pode ajudar?

Com o estabelecimento da relação terapêutica entre o psicanalista e o seu paciente, através de sessões regulares, a psicanálise proporciona uma experiência única que permite compreender os padrões de insatisfação; modificá-los e obter uma melhoria significativa e duradoura nas relações intrapsíquicas e interpessoais, individuais e sociais.

Qual é o tempo de um tratamento psicanalítico?

A duração de uma psicanálise poder variar significativamente de pessoa para pessoa, no entanto é uma psicoterapia que visa a compreensão aprofundada dos obstáculos internos ao bem-estar pessoal, não podendo por isso ser uma psicoterapia de curta duração.

Qual o tempo de uma sessão de Psicanálise?

Cada sessão tem a duração de 60 minutos, através da conexão Skype.  A consulta pessoal tem uma variação um pouco maior de tempo, tendo um aproveitamento melhor por parte do cliente.

Qual a diferença entre Psicanálise, Psicologia e Psiquiatra?

O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista.

O psicanalista é o profissional que tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e a habilidade em lidar com problemas do próprio eu, além de ensinar a suportar as responsabilidades e encarar as frustrações da vida.

O psicanalista  possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

Este profissional tem em Freud uma leitura do sujeito em sua integração total sobre a estrutura Psíquica no comportamento consciente e inconsciente, assim sendo um método, uma técnica e uma teoria. O que diferencia o Psicanalista dos demais é a forma do olhar Psicanalítico.

A formação de um psicanalista é de cinco anos, sendo ela com base em Teoria Psicanalítica, Análise didática, Análise Supervisionada e Análise Pessoal. Podendo depois desta formação buscar a especialização em uma das linhas da Psicanálise Freudiana, Lacaniana, Winnicott, Melaine Klein, dentre outros. Assim fazendo um percurso ao longo da sua  vida como jornada pessoal. Escolhendo um campo ou vários para o olhar Psicanalítico, tais como: Família, Sociedade, Casal, filhos, Cultura, Arte, Cinema, Economia, Sociologia, Criminologia, Matemática, Educação e etc. 

Nível de estresse muito grande, pressão profissional, diferença de comportamento e ideais com as pessoas com quem se vive são fatores que levam a questionamentos e problemas de comportamento e, consequentemente, fazem com que a pessoa sinta a necessidade de buscar respostas para estes tantos pontos de interrogação. A psicanálise permite ao indivíduo desenvolver sua sabedoria e a flexibilidade com o próximo.

O psiquiatra é formado em medicina  e tendo concluído se especializa em psiquiatria. Esta é realizada em 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, e psicofarmacologia tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.

O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Este  profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental.

 

Ronaldo de Mattos - Psicanalista Clínico

em 09/10/2013

Voltar

Principal / Pense comigo / Contato / Agenda online
www.ronaldodemattos.com - Todos os direitos reservados 2009 - 2013